Início Notícias Projeto da Apoena restaura floresta em área degradada na bacia do rio do Peixe
Projeto da Apoena restaura floresta em área degradada na bacia do rio do Peixe
Reflorestamento com mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica de Interior restaura a paisagem, resgata a biodiversidade, conserva o solo e protege manancial para abastecimento humano, em Presidente Epitácio
Data da publicação: 25/09/2008

Um projeto ambiental que conta com o apoio dos comitês das bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe - CBH-AP está recuperando 400 hectares de vegetação de Mata Atlântica de Interior, nas margens da UHE. Eng.º Sérgio (antiga Porto Primavera), no rio Paraná, em Presidente Epitácio. Para marcar a data, ambientalistas, alunos da rede pública de ensino, técnicos em meio ambiente, agricultores e representantes de órgãos governamentais aproveitaram a Semana da Primavera para plantar, nessa manhã (25/09), as mudas das espécies arbóreas nativas que estão sendo utilizadas nos reflorestamentos.
De acordo com a ONG Apoena, que coordena os trabalhos de reflorestamento, o projeto viabilizou o plantio de 800 mil mudas, das quais 60 mil mudas estão sendo apoiadas pelo Fundo Nacional de Recursos Hídricos – o Fehidro. “Aprovamos no CBH-AP um projeto pioneiro de reflorestamento que já está dando resultados no planejamento da paisagem, conservação do solo, melhoria do clima, formação de corredores ecológicos e produção de água que abastece uma população de mais de 40 mil pessoas, em Presidente Epitácio”, explica o ambientalista Djalma Weffort, presidente da Apoena.
Segundo ele, a execução do projeto foi possível traças ao esforço coletivo da sociedade civil e instituições do governo, empresas privadas e Ministério Público que se uniram para recuperar a Reserva Florestal do Córrego do Veado que havia sido destruída pela ocupação predatória na região, na qual o Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe tem um papel relevante”, explica o ambientalista. (veja box nessa edição)
Fauna e flora
O técnico em meio ambiente, Thiago Santana Torres, da Apoena, destaca que “as mudas plantadas são árvores frutíferas silvestres, a maior parte com crescimento rápido, que, dentro de poucos anos, estarão proporcionando abrigo e alimento para a fauna”. Nessa etapa do projeto estamos plantando 110 diferentes espécies arbóreas nativas da bacia do rio do Peixe como mutambo, jequitibá, aroeira, abio, jatobá, erva-mate, canafístula, timboril, pau-viola, pau-formiga, louro-pardo, ingá, figueira, carimã, candeia, cabreúva, araçá, jenipapo, almecega, fruto-de-jacu, entre outras.
Segundo ele, o projeto de plantio – iniciado em 1998 – está trazendo um retorno gradativo da fauna atingida com a formação do lago de Porto Primavera principalmente aves como a arara-Canindé, papagaio e periquitos, tucano, irerê, garças e anhuma e mamíferos como tamanduá-bandeira, mão-pelada, veado-campeiro e o macaco-bugio.
“Até 2010, pretendemos chegar a 1 milhão de árvores plantadas, com a recuperação de 500 hectares”, complementa Torres.
De acordo com a Ong, além do CBH-AP, o projeto de restauração florestal conta ainda com o apoio da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), Incra, Promotoria Regional de Justiça do Meio Ambiente do Pontal do Paranapanema, DEPRN, Proter – Programa da Terra, Ministério do Meio Ambiente – MMA e órgãos de meio ambiente e empresas da iniciativa privada, “em época de consolidação da consciência ambiental e a uma nova tendência com posturas de responsabilidade sócio-ambiental”.
FIQUE POR DENTRO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Formação do lago da Usina de Porto Primavera provocou impactos ambientais irreversíveis no Oeste Paulista 11/03/2025
A criação da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também conhecida como Porto Primavera, para geração de energia através do Rio Paran&aac (...)
Consema, Weffort reitera defesa da Mata Atlântica de Interior e Cerrado Paulista 05/03/2025
Em reunião no Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Consema, na última quarta-feira (26/2), o jornalista e ambientalista Djalma Weffort reiterou na plenária a pauta que vem defend (...)
Proteção do Pantanal Paulista é tema de reunião entre Apoena e Semil 26/09/2024
Reunião com o subsecretário Jônatas Souza Trindade permitiu que a Apoena pudesse tratar sobre medidas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a (...)
FALE COM A GENTE
CONTATO
Preencha os campos abaixo e envie suas dúvidas e sugestões. Responderemos o mais breve posssível.